terça-feira, 13 de março de 2018

PAULISTÃO 77 #01

Pensa numa fórmula esdrúxula pra um campeonato. O Brasil adora complicar as suas
Maravilhoso time, que tirou o Corinthians do jejum de títulos.
fórmulas. Principalmente a Federação Paulista de futebol, que já fez campeonatos serem decididos por diferença de cartões amarelos e vermelhos, que dividiu os clubes em 2 grupos, tendo número ímpar de participantes, que fez o campeão da segunda divisão entrar diretamente, no mesmo ano, para disputar a fase final da primeira divisão (daí saiu até um campeão) e vários outros absurdos que só eles conseguem.
Vamos complicar, pra que facilitar?
O Paulistão de 1977 foi um campeonato emocionante, mesmo cheio de idas e voltas de seu regulamento.
Vamos tentar, em breves palavras, explicar como foi decidido o campeão desse ano.

O Campeonato Paulista de Futebol de 1977 foi a 76ª edição do torneio. O Sport Club Corinthians Paulista conquistou o campeonato estadual após um longo período sem conseguir nenhum título (o último havia sido o de 1954) ao vencer a Ponte Preta em três partidas na fase final.
Na primeira partida, o Corinthians havia vencido por 1 a 0 com gol do atacante Palhinha. Mas na segunda partida, a Macaca consegue vencer por 2 a 1 num Morumbi com mais de 142.000 mil pessoas, forçando assim, uma partida extraordinária.
E na última partida, numa jogada emocionante de aproximadamente sete segundos, o volante Basílio consegue fazer o gol do título, terminando assim, o jejum de 22 anos, 8 meses e 7 dias sem conquistar um Campeonato Paulista tornando-se assim, uma das conquistas inesquecíveis para os corintianos.

Primeiro e segundo turnos:
No primeiro turno (Taça Cidade de São Paulo de 1977), todos os clubes jogaram entre si em turno único, sendo que na pontuação, foram divididos em quatro grupos. Os quatro primeiros colocados de cada grupo disputaram a fase eliminatória (mata-mata), todas em partida única nas fases semifinal e final. O campeão foi o Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto ganhando o título frente ao São Paulo Futebol Clube em pleno Morumbi. Com isso também garantiu a vaga antecipada para o terceiro turno.
O segundo turno (Taça Governador do Estado de São Paulo de 1977) teve a mesma fórmula de disputa. A única diferença é que houve um reagrupamento dos clubes.

Pontuação:
Com a intuição de beneficiar os clubes de grande porte, a pontuação foi modificada. A então novidade foi o adicionamento de um ponto a mais para o clube que fizer a partir de três gols de diferença em cada jogo. Com isso, as regras de pontuação de cada partida ficaram assim:

3 pontos: vitória a partir de três gols de saldo.
2 pontos: vitória simples.
1 ponto: empate.
Nenhum ponto: derrota.

Terceiro turno:
Para definir os participantes, foram classificados os seis melhores da soma dos dois turnos (excluindo-se as fases eliminatórias), alem dos campeões dos mesmos. E todos os oito clubes jogaram entre si em turno único, mas na pontuação foram divididos em dois grupos. Os melhores de cada grupo disputaram a fase final.

Fase final:
Na fase final os dois clubes se enfrentaram em no mínimo, duas partidas. O clube de melhor pontuação antes dessa fase receberia um ponto a mais. Caso nenhum dos dois não conseguir conquistar a marca obrigatória de quatro pontos em duas partidas, será realizada uma partida extraordinária.
Em caso de um empate no jogo extra, seria realizada uma prorrogação. Se permanecer empatado, o clube de melhor campanha fica com o titulo de campeão de São Paulo.

Dito isto, a partir do próximo post, vamos explicar como foi o ano do Corinthians em 1977. Quem chegou, quem ficou, quem assumiu a direção do clube e do time, a campanha, etc.
Não percam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário